Barroso diz que defesa da liberdade é usada para buscar cliques

CasaNotícias

Barroso diz que defesa da liberdade é usada para buscar cliques

Defesa de dono do Porsche oferece salário mínimo como reparação e família de vítima manifesta repúdio
Professor negro preso em SP sob acusação de sequestro deve ser solto nesta quinta (18), diz defesa
Defesa pede para Moraes reconsiderar prisão de Braga Netto

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse, nesta sexta-feira (19), que as democracias ao redor do mundo vivem uma onda de “populismo institucional anticonstitucional e antipluralista” que elege o Judiciário como adversário e apontou o papel das redes sociais em uma “articulação global extremista de direita”.

“O que tem acontecido em muitas situações é que, por trás do biombo da liberdade de expressão, se esconde um modelo de negócios que vive do engajamento. E o ódio, a mentira, a desinformação e a agressividade trazem muito mais engajamento que a fala razoável, racional e moderada”, afirmou Barroso em evento no Rio de Janeiro.

As declarações de Barroso acontecem em meio a críticas do dono do X, antigo Twitter, Elon Musk, ao ministro do STF Alexandre de Moraes a respeito de decisões que pedem o bloqueio de contas na rede social comprada pelo empresário sul-africano.

Muitas vezes, se invoca a liberdade de expressão quando o que há é um interesse comercial de se obter mais cliques, mais acessos, mais engajamento, com a difusão do ódio.

Luís Roberto Barroso, presidente do STF

Em outro evento no Rio de Janeiro, mais cedo, Moraes – que, assim como Barroso, não citou diretamente o X – afirmou que “mercantilistas estrangeiros tratam o Brasil como colônia”. “O autoritarismo extremista de novos políticos volta a atacar a soberania do Brasil, volta a atacar a Justiça Eleitoral, com a união de irresponsáveis mercantilistas”, disse.

Fonte: Externa